Os 5 Elementos

21 de dezembro de 2020
5 Elementos

Os 5 Elementos

Uma das bases do Feng Shui é fazer a correta aplicação dos 5 elementos dentro dos ambientes. Estamos falando da Terra, Água, Fogo, Metal e Madeira, que você encontra nos objetos que tem dentro de casa.

Mas muita gente fica confusa e acaba não entendo por que é necessário decorar a casa respeitando uma determinada ordem de aplicação dos 5 elementos, além de definir as melhores posições para os ambientes, considerando a presença de elementos como a água (em banheiros, lavanderias e piscinas) e o fogo (em cozinhas, lareiras e churrasqueiras)

Então vamos tirar essa dúvida porque o motivo é muito simples.

Esquecendo sua casa por alguns momentos e observando apenas o mundo natural, o que vemos é:

  1. A terra é a base de tudo e da terra vem o metal
  2. O metal não se mistura com nada e é condutor da água
  3. A água alimenta as plantas (elemento madeira)
  4. As plantas (elemento madeira) alimentam o fogo
  5. O fogo, ao transformar a madeira em cinzas, alimenta a terra

E assim voltamos ao início do ciclo.

Mas é importante saber também que muitas vezes um próprio ambiente já tem naturalmente mais quantidade de um determinado elemento. Por exemplo, os banheiros e cozinhas, já têm muito elemento água e metal.

Nesses casos, se eles estiverem em áreas do imóvel que tenham outro elemento como gerador de energia, como por exemplo a Área central do imóvel, cujo elemento é a terra, será necessário utilizar o Ciclo de Controle, para reduzir a potência energética dos elementos água e metal.

No Ciclo de Controle a disposição dos elementos funciona de um jeito diferente:

  1. A terra suga a água
  2. A água apaga o fogo
  3. O fogo derrete o metal
  4. O metal corta a madeira
  5. A madeira suga a terra

Então, se por exemplo, a sua área do Relacionamento (elemento terra) estiver localizada num banheiro, que tem muita água e metal, você vai precisar usar os elementos que controlem o excesso de água e metal. Nesse caso você deveria usar com mais ênfase o elemento terra (terra suga a água) e por acaso ele já é o elemento da área do relacionamento. Também deveria usar o elemento fogo, pois ele derrete o metal e alimenta a terra quando transforma tudo em cinzas. Desta forma você equilibraria esse ambiente.

E se o banheiro estiver localizado no Guá da Família?

Bom, Guá da Família é regido pelo elemento madeira e no banheiro não tem madeira então a primeira coisa a fazer é colocar plantas vivas nesse banheiro e que sejam plantadas em terra, assim você já resolveria a questão do elemento dessa área e a questão do controle do elemento água, com a terra do vaso com plantas, afinal, a terra contém a água.

Metal é negativo aqui porque ele corta a madeira, elemento regente do Guá da Família. Para reduzir a força do metal já temos a água do próprio banheiro (água corrói o metal) e aqui estamos falando do terceiro ciclo, que é o Ciclo de Destruição.

Viu como funciona a técnica dos 5 Elementos? Não é difícil, mas é preciso ter muita atenção e cuidado na hora de avaliar cada ambiente e definir o que deve ou não ser colocado neles.

Se você quiser ver novos conteúdos sobre Feng Shui, acesse os outros artigos do meu blog ou me siga nas redes sociais @oliviamendesfengshui

Artigos

Categorias

Sala de Estar Feng Shui

Sala de Estar Feng Shui

A sala de estar é seu cartão de visitas e em geral você se preocupa com a impressão que vai passar para as pessoas. Este cômodo fala muito sobre a forma como você lida com as pessoas, a sociedade e sobre a forma como você quer ser visto Fala sobre amizades, harmonia e...

ler mais

Tipos de Terreno

Quando falamos em tipos de terreno focamos basicamente em 3 tipos: planos, aclive e declive. Você sabe qual é o melhor para construir sua casa? Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim...

ler mais
Tipos de Terreno

Tipos de Terreno

Vamos analisar alguns tipos de terreno de acordo com a ótica do Feng Shui e ver qual é melhor para construir. Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim que não tenha grandes aclives ou...

ler mais