Origem do Feng Shui

20 de dezembro de 2020
O Feng Shui

Origem do Feng Shui

Muito se fala sobre Feng Shui mas pouco se fala sobre sua origem, de onde ele veio, como tudo começou. A maioria das informações que você encontra se resumem a dizer que o Feng Shui é uma ciência arte chinesa.

Então, vamos entender um pouco melhor sobre a filosofia chinesa e suas influências, o que vai permitir o entendimento da origem do Feng Shui e também das práticas que utiliza.

É interessante saber que na China existe um ditado popular que explica bem a sua filosofia atual:

“Todo chinês é taoísta em casa, confucionista na rua e budista na hora da morte”.

Taoísmo, Confucionismo e Budismo

1- O Taoísmo – Fundado por Lao Zi – 571-470 a.C.

Busca harmonizar o ser humano com o Universo

O Taoísmo é um sistema filosófico que tem uma visão naturalista perante a vida e prega que o homem deve buscar o equilíbrio com a natureza e através dela encontrar o Tao, “caminho” em mandarim – ou seja, a fonte, a força motriz por trás de tudo que existe. Do Taoísmo vem toda a relação do Feng Shui com a paisagem externa (além do imóvel) ou interna, e sua interrelação com os elementos da natureza.

Além disso, as questões básicas relacionadas à distribuição de mobílias e objetos dentro de um ambiente tem total relação com a busca pelo equilíbrio entre o homem e o universo. Assim encontramos alguns dos princípios do Taoísmo presentes num trabalho de Feng Shui, como: integração com a natureza, simplicidade, serenidade e compreensão do fluxo natural das coisas.

2- O Confucionismo – fundado por Confúcio (Kung-Fu-Tzu), durante o século VI a.C.

Busca harmonizar a sociedade

O Confucionismo é um sistema filosófico que tem uma visão humanista perante a vida e é voltado para as relações sociais.

É um dos pilares da educação chinesa e prega que o homem deve buscar se relacionar com a sociedade e torná-la cada vez melhor.

No Confucionismo, o amor entre as pessoas, o ritual (cumprimento das regras sociais), a justiça, o conhecimento e a integridade, são seus 5 elementos básicos.

Sua influência para o Feng Shui vem da aplicação de regras claras para a obtenção de uma boa relação interpessoal além da sua técnica de definir como construir e arrumar as casas respeitando a energia vital e os elementos da natureza, que veremos mais para frente no sistema dos Oito Diagramas (Ba Guá).

3- O Budismo – fundado por Siddharta Gautama (o Buda), por volta do século 5 a.C.

Busca espiritualidade e vida eterna

Sistema filosófico nascido na Índia e importado pela China e que apresenta o “nirvana” (estado de elevação espiritual em que todo sofrimento desaparece) e o “Samsara”, que pode ser entendido como reencarnação.

Entendendo-se que na mistura das três filosofias você encontra a busca da harmonia com a natureza, com a sociedade e com a espiritualidade e que o Feng Shui nasceu em meio a esta união de forças e pensamentos, fica fácil concluir que ele também tem os mesmos objetivos.

Harmonizar o ambiente como um todo, utilizando-se dos elementos naturais e permitindo que as melhores energias fluam através dele.

A partir de um ambiente harmonizado, harmonizar a sociedade e as pessoas que vivem e se relacionam nesse ambiente.

E, a partir da harmonia das pessoas, permitir que elas estejam aptas a buscar uma harmonia espiritual, individual ou coletiva, não importa.

O começo de tudo:

Da relação do Taoísmo com a natureza, surgiu o Feng Shui. E, através da observação da natureza, os chineses antigos identificavam as melhores posições dos elementos naturais, como rios, árvores, montanhas, como ocorria o fluxo da energia natural e como isso influenciava tanto o local em si quanto os seres que nele viviam.

A partir dessa observação passaram a determinar quais eram os locais mais auspiciosos e neles iniciaram tanto as construções de templos, campos agrícolas ou de locais para enterrarem seus ancestrais, pois entendiam que neles a boa energia fluía e que isso traria saúde, sorte e prosperidade. A utilização do Feng Shui em residências só ocorreu muito tempo depois.

Quer mais informações sobre Feng Shui? Acesse os outros artigos do meu blog ou me siga nas redes sociais @oliviamendesfengshui

Artigos

Categorias

Sala de Estar Feng Shui

Sala de Estar Feng Shui

A sala de estar é seu cartão de visitas e em geral você se preocupa com a impressão que vai passar para as pessoas. Este cômodo fala muito sobre a forma como você lida com as pessoas, a sociedade e sobre a forma como você quer ser visto Fala sobre amizades, harmonia e...

ler mais

Tipos de Terreno

Quando falamos em tipos de terreno focamos basicamente em 3 tipos: planos, aclive e declive. Você sabe qual é o melhor para construir sua casa? Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim...

ler mais
Tipos de Terreno

Tipos de Terreno

Vamos analisar alguns tipos de terreno de acordo com a ótica do Feng Shui e ver qual é melhor para construir. Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim que não tenha grandes aclives ou...

ler mais