Energia Chi

20 de dezembro de 2020
O Feng Shui

Quando a gente lê conteúdos relacionados ao Feng Shui é frequente vermos a citação do termo “Energia Chi”, também chamada de Qi ou Ki, mas nem sempre vemos a explicação do que vem a ser essa energia.

O Chi, em geral chamado de força da vida ou energia vital, atua como uma vibração ou frequência. É uma força cósmica que criou e permeia todo o universo. É algo existente, mas sem forma, que não se explica, e que está em nossas vidas de maneira absolutamente presente.

O Chi é muito mais do que uma simples força física da natureza, é uma energia que flui e que pode ser sentida, mas não medida. Ele existe fora da matéria, como energia primordial e, também se manifesta através da matéria.

É através da nossa mente e da nossa sensibilidade que sentimos o Chi e suas alterações. É ele que anima todos os seres vivos e simplesmente está, em todo e qualquer lugar do universo.

Os seres vivos absorvem o Chi através do sol, do ar, dos alimentos, da água e assim, também o produzem. Sem ele, não existiria a vida. E, assim como alimenta os seres vivos com a vida, também alimenta os ambientes com uma boa energia. Mas, para que isso aconteça, é preciso distribuir corretamente tudo o que existe dentro desses ambientes para que não ocorram bloqueios do Chi ou para que ele não passe muito rapidamente pelos locais.

Só para você ter uma ideia, o Chi já ganhou várias denominações no decorrer do tempo.

Vamos conhecer algumas delas:

  • China                                    Chi ou Qi
  • Índia                                     Prana
  • Rússia                                   Energia Bioplasmática
  • Polinésia                             Maná
  • Egito                                     Ka
  • Japão                                    Ki
  • Países Islâmicos               Baraka
  • Misticismo Judaico         Ruach
  • Ocidente                            Élan vital ou energia vital

E como vivemos no mundo de opostos, com o Chi não é diferente. Podemos dizer que ele pode ser positivo ou negativo.

Sheng Chi: Positivo – Deve ser estimulado.

Local com energia leve, que se move de forma ondular, elementos da natureza como plantas viçosas ou animais saudáveis, organizado. É a energia que alimenta o ambiente de forma positiva e se move lentamente e de forma espiralada.

Sha Chi: Negativo – Deve ser evitado e corrigido. Debilita e destrói os ocupantes dos ambientes.

É a energia que se move em linha reta ou que se estanca, fica presa. Também é a energia apresentada em estruturas e objetos pontudos, com ângulos agudos. Local com energia pesada, pessoas estressadas, conflitos, desordem, falta de cuidado, elementos da natureza com mal aspecto.

E se você já sabe o quer dizer Feng Shui (Feng = Vento e Shui = Água), então é importante entender que o Chi, dentro de um ambiente, se dispersa através do vento e é retido através da água, por isso, controlar a entrada e saída dos ventos (ar) e a fluidez da água é tão importante para manter a harmonia de um espaço.

Para conhecer os inimigos da Energia Chi, acesse meus blogs:

https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-1/

https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-2/

https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-3/

https://oliviamendesfengshui.com.br/inimigos-da-boa-energia-parte-4/

Quer mais informações sobre Feng Shui? Acesse meu blog ou me siga nas redes sociais @oliviamendesfengshui

Artigos

Categorias

Sala de Estar Feng Shui

Sala de Estar Feng Shui

A sala de estar é seu cartão de visitas e em geral você se preocupa com a impressão que vai passar para as pessoas. Este cômodo fala muito sobre a forma como você lida com as pessoas, a sociedade e sobre a forma como você quer ser visto Fala sobre amizades, harmonia e...

ler mais

Tipos de Terreno

Quando falamos em tipos de terreno focamos basicamente em 3 tipos: planos, aclive e declive. Você sabe qual é o melhor para construir sua casa? Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim...

ler mais
Tipos de Terreno

Tipos de Terreno

Vamos analisar alguns tipos de terreno de acordo com a ótica do Feng Shui e ver qual é melhor para construir. Com relação à inclinação, um terreno mais plano é sempre a melhor opção. Não é necessário que seja totalmente plano, mas sim que não tenha grandes aclives ou...

ler mais