A Escola do Chapéu Preto não costuma utilizar a técnica com os cinco animais sagrados, mas como na minha visão todo consultor de Feng Shui deve conhecer as técnicas de todas as escolas e utilizar a que for mais indicada para cada situação, achei interessante ensinar para você como fortalecer a energia do seu imóvel com os 5 animais.
Os cinco animais sagrados são responsáveis pela defesa da área externa do imóvel
Na antiga China, antes de iniciar a construção de uma casa, um mestre de Feng Shui escolhia o melhor local, considerando principalmente o relevo que ficava em torno do terreno (Escola da Forma).
Esse entorno deveria ser de uma forma que gerasse aos futuros moradores, características como proteção, segurança, visão e sorte. Estas características estão simbolizadas no Feng Shui como “Os animais sagrados do Feng Shui.”
São eles: a fênix, a tartaruga, o dragão, o tigre e a serpente.
Cada animal deve estar posicionado corretamente no terreno:
A fênix:
Representa a visão do todo, dos sonhos, desejos e objetivos, por isso está localizada na parte da frente do imóvel ou terreno. E é pela frente do imóvel que entra a energia Chi, por isso esta área não deve estar bloqueada por nada, nem uma árvore ou objeto de grande porte que possa impedir a ampla visão de quem está no imóvel olhando para fora. A fénix vermelha traz novas oportunidades, fama e a ajuda quando menos esperamos.
A tartaruga negra – apoio do pai
Representa a proteção, segurança e estabilidade, devido a rigidez do seu casco. Por isso está localizada na parte de trás do imóvel que, em geral, é a parte mais vulnerável do terreno. Sua representação se dá através de um muro alto ou uma construção mais alta enquanto que na natureza se daria pela presença de uma montanha aos fundos da propriedade. Quando existente, traz sucesso na carreira e dinheiro e estabilidade da vida.
O dragão verde – Yang – energia masculina
Representa o conhecimento, a sabedoria, intuição, sensibilidade, ação e o poder. Está localizado d o lado esquerdo do imóvel e é representado também por um muro alto, construção alta ou até árvores. Ele é considerado um imponente guardião que tem as habilidades de canalizar energias sutis da natureza além de trazer boa sorte e proteção contra todos os males.
O tigre branco – Yin – Energia feminina
Representa o lado racional e lógico, por isso está ligado às questões materiais para o sustento do lar, além de representar também a força física e o instinto de preservação. Está localizado do lado direito do imóvel e é representado cercas ou muros baixos, arbustos, cercas vivas ou vasos. O tigre branco defende a harmonia da família e felicidade, guarda a casa de ladrões e outros perigos.
A serpente:
Representa a fluidez e o movimento constante. Ela está no centro do imóvel ou do terreno, protegida pelos outros 4 animais e ao mesmo tempo, comandando todos eles. Ela nunca descansa, está sempre alerta, analisando tudo a sua volta, pronta para agir.
O que fazer quando um imóvel não está localizado em um terreno que tenha um relevo ou elementos que representem os 4 animais externos:
Para as pessoas que moram em casas é mais fácil corrigir ou construir algum elemento que represente cada um dos 4 animais quando eles não existem naturalmente. Já para quem mora em apartamentos ou até em casas onde não existam possibilidades de ajustes, a alternativa é trabalhar o interior do imóvel, utilizando-se as figuras ou elementos como estatuetas que representes esses animais.
Só que neste caso, considerando a porta de entrada como ponto de referência para determinar qual é cada uma das direções (esquerda, direita, frente e fundos).
Conheça também meu blog sobre os Cinco Elementos do Feng Shui https://oliviamendes.com.br/category/5-elementos/
Quer mais informações sobre Feng Shui? Acesse meu blog ou me siga nas redes sociais.