Hoje vamos falar de limpeza de tapetes e cortinas, coisas que juntam muita poeira, ao mesmo tempo enfeitam tanto os ambientes e deixam tudo mais aconchegante.
Tapetes
Lavagem
Você pode lavar seus tapetes de algumas formas:
- A seco – espalhe bastante bicarbonato de sódio ou amido de milho sobre o tapete e deixe agir por meia hora mais ou menos. Depois aspire bem e pronto! Se você preferir varrer não esqueça de fazer isso sempre no sentido do pelo, como se você estivesse penteando seu tapete.
- Com água e sabão neutro (verifique primeiro se seu tapete pode ser molhado). Primeiro passe aspirador para retirar o excesso de sujeira e pó. Depois faça uma mistura de água e sabão neutro e passe sobre todo o tapete, escovando no sentido dos pelos. Retire o sabão com um pano umedecido em água e deixe secar em local bem arejado. Se quiser deixar os pelos mais macios pode colocar um pouquinho de amaciante na água do enxágue.
Marcas de pés de móveis
Quando colocamos móveis sobre os tapetes eles amassam os pelos. Para desamassá-los você pode utilizar um objeto rígido e fazer movimentos contrários aos pelos, para que eles levantem ou então colocar uma pedra de gelo sobre a marca e deixar o gelo derreter. Depois disso basta passar o aspirador.
Manchas
As manchas mais simples em geral podem ser retiradas com uma mistura de vinagre e água, na mesma medida.
Cortinas
Primeiro é importante saber qual é o tecido da sua cortina e se ela pode ser lavada na máquina de lavar. Se ela for de voal, poliéster e algodão pré-encolhido, tudo bem. Se for de seda, linho, veludo, algodão cru e shantung já precisa de cuidados profissionais.
Cortinas leves
Retire todos os acessórios. Caso tenha argolas ou outros adereços fixos, é importante protegê-los com saquinhos para lavagem de roupa. Também veja se a cor da sua cortina não desbota.
Se a sua cortina for do tipo que pode ser lavada facilmente, basta colocá-la na máquina de lavar, de preferência com sabão neutro e efetuar a lavagem, no modo “roupas delicadas”. Se estiver muito suja ou com manchas, primeiro deixe de molhos em sabão de coco ou sabão em pó por mais ou menos uma hora.
Agora, se sua cortina solta tinta ou não pode ser lavada na máquina de lavar, o ideal é deixá-la de molho em água com sal por algumas horas para fixar a cor. Depois de algum tempo misture um pouco de sabão em pó, amônia e água morna. Deixe de molho mais um pouco e vá trocando essa mistura algumas vezes até que a água não fique mais suja.
Como a sua cortina é do tipo leve e por isso está sendo lavada na máquina, o melhor é não usar o modo centrifugação, para que não seja danificada. Antes desta etapa retire ela da máquina e pendure novamente no trilho ou no varão, para secar.
Se for de renda, use sempre um saquinho de lavagem como proteção.
Forros backouts de plástico ou PVC
Não podem ser lavados na máquina e sim limpos com uma esponja, água e sabão neutro. Se estiver manchada utilize vinagre branco junto com a água e sabão. Retire o sabão com um pano úmido e deixe secar a sombra.
Forros backouts de tecido
Podem ser lavados na máquina, assim como as cortinas leves, na função “roupas delicadas”.
Cortinas rolô
Com a peça totalmente desenrolada, devem ser aspiradas dos dois lados.
Cortinas de veludo
Podem ser limpas com um tecido de camurça úmido, apenas em água.
Cortinas tipo painel
Limpar com pano úmido e sabão neutro. Cuidado para não molhar demais para que a cortina não fique enrugada.
Periodicidade da lavagem
Para ambientes onde não circulem pessoas alérgicas as cortinas podem ser lavadas a cada 6 meses ou até de ano em ano, vai depender muito do tipo de cortina e de ambiente. Agora, se existe circulação de pessoas alérgicas a lavagem tem que ser mais frequente devido ao acúmulo de poeira.
As cortinas leves podem ser lavadas com mais frequência, desde que não desbotem.
Quer mais dicas sobre como deixar sua casa sempre com uma energia gostosa?
Me siga nas redes sociais e leia meus outros blogs.