A cozinha representa o coração de uma casa. É nela que armazenamos e preparamos os alimentos, por isso ela também representa prosperidade, afinal, quando temos quantidade e qualidade de alimentos é porque somos prósperos.
E por ser um local especial, de onde sai o que comemos, esse ambiente deve ter uma energia também especial, que vibre no positivo, que seja alegre e leve, já que as energias se comunicam e a energia do ambiente vai interagir com a energia dos alimentos.
A pessoa que cozinha também deve ter uma boa energia para não contaminar os alimentos com energias densas.
Quanto mais leveza, alegria e boas energias, melhor será a qualidade do alimento servido.
Por isso é importante sempre renovar as energias da cozinha, com limpezas periódicas, organização e manutenção.
Nada de pano de prato rasgado, coisas quebradas, tapetinho velho, fogão, geladeira e armários sujos. É preciso fazer um esforço extra e manter esse ambiente o mais impecável possível.
O ELEMENTO FOGO
O grande rei do coração da casa é o fogão, que através das suas bocas, deixa fluir as chamas da prosperidade, através do fogo, um elemento de imensa força, que transforma tudo o que toca, inclusive os alimentos.
Não é à toa que no nosso corpo o elemento fogo está relacionado à digestão, processo de transformação dos alimentos em energia.
A potência do fogo pode transformar qualquer coisa, inclusive a sua vida, transmutando tudo que é ruim em bom e gerando prosperidade em todos os sentidos. Um dos sentimentos mais fortes ligados ao fogo é o entusiasmo e é dele que precisamos para correr atrás dos nossos sonhos e mudar nossas vidas. Entusiasmo se deriva do grego “enthousiasmos” que significa “ter um deus interior”, força interior que dá ânimo, que anima a alma para que possamos seguir em frente.
CORES
Com relação as cores, é preciso ter atenção com as cores predominantes do fogo, que são o vermelho e laranja. Não se recomenda o uso delas nas cozinhas, para que não ocorra excesso de fogo e esse elemento passe a ser destrutivo e não transformador.
Além dessas duas cores, as que representam o elemento água, também devem ser evitadas, como o preto, azul marinho, verde petróleo e cinza chumbo, já que na cozinha temos a presença da água na torneira e o excesso desse elemento enfraqueceria demais o elemento fogo.
Se você não quiser errar, use cores claras na cozinha. O branco é sempre bem-vindo porque facilita na decoração e inclusive na renovação da decoração. Mas cuidado para que sua cozinha não fique muito “fria”. Use cores mais quentes para equilibrar. O branco serve de base para que você coloque a cor do guá, do elemento regente ou do elemento fortalecedor em panos de prato, tapetinho, utensílios, lixeira, porta detergente, etc.
Quando se cansar dessa decoração e quiser trocar fica muito mais fácil do que quebrar a parede para trocar os azulejos.
Por exemplo, vamos imaginar que uma cozinha esteja localizada no Guá da Criatividade.
O elemento regente desse guá é o metal
O elemento fortalecedor é a terra
As cores que representam o Guá da Criatividade são os tons pastéis e o cinza clarinho
As cores que representam a terra são todos os tons de terra, do tom de areia até o marrom
Então você pode ter os azulejos brancos e variar a decoração usando:
- qualquer tom pastel, como verde, azul, rosa, lilás ou qualquer cor bem clarinha
- o cinza clarinho que é a cor do guá
- bege ou areia, camurça ou tons de marrom
- ou até misturar essas cores, como o rosa clarinho com areia
Quando você tem a base numa cor clara fica muito mais fácil adequar a decoração ao guá e mudar essa decoração de vez em quando.
TAMANHO DA COZINHA
O ideal é que não seja nem muito grande nem muito pequena e sim num tamanho ideal para que as pessoas da casa se sintam à vontade e tenha espaço para se movimentar. Isso significa que se a família for muito grande uma cozinha maior é melhor. Se a família for pequena a cozinha pode ser menor.
Mas, de preferência que não seja muito pequena ou apertada para que não represente falta ou restrição financeira.
Se esse for seu caso a solução é investir em espelhos para dar a sensação de expansão do espaço e gerar uma energia melhor. Os espelhos ajudam também na movimentação da energia, o que é mais difícil em espaços pequenos.
EQUILÍBRIO DOS ELEMENTOS FOGO E ÁGUA
A grande briga existente na cozinha é entre os elementos fogo e água.
O ideal é ter fogão e micro-ondas de um lado e pia, geladeira e máquina de lavar louça do outro, mantendo uma boa distância.
Quando temos fogão depois da pia ou geladeira, ou muito próximo delas, mesmo que esteja posicionado antes, fazemos a correção pendurando uma esfera de cristal multifacetado de 40mm entre eles.
Mas você também pode usar o elemento madeira para equilibrar fogo e água, através de armários, mesa ou até mesmo painéis de madeira, que faria esse equilíbrio, já que a madeira dá força para o fogo e suga a água.
Mas você pode perguntar: O elemento fogo não vai ficar com muita força? Não porque o elemento água está muito próximo dele, por isso o fortalecimento com o elemento madeira.
QUAIS SÃO OS MELHORES GUÁS PARA UMA COZINHA
O melhor de todos é o Guá da Prosperidade, mesmo que ele seja um guá de madeira, devido a energia de prosperidade gerada pelo fogo.
Os outros guás são aqueles que tem a terra como elemento regente, que são Sabedoria (ou Espiritualidade) e Relacionamento.
Na Área Central, que também é regida pelo elemento terra, não é indicado ter uma cozinha porque a força do elemento fogo é muito Yang e nessa área é necessário ter equilíbrio entre Yin e Yang, que são as duas forças opostas e complementares.
No Guá do Sucesso não é indicado devido ao excesso do elemento fogo, já presente nesse guá. Na Criatividade também não porque o elemento regente é o metal “mole” e a força do elemento fogo derrete o metal. e no Relacionamento o excesso de fogo também é negativo e nesse caso ´´e importante reforçar o elemento terra.
Nos outros guás que são Amigos, Trabalho e Família está ok ter uma cozinha.

Gostou dessas dicas? Então veja também meu blog sobre sala de estar
https://oliviamendes.com.br/sala-de-estar/
Conheça meus cursos e e-books:


